quinta-feira, 16 de julho de 2015

Videogame Huni Kuin: os caminhos da Jibóia


Vasculhando materiais indígenas na internet dei de cara com essa maravilhosa notícia: o desenvolvimento de um projeto de videogame “Huni Kuin: os caminhos da jiboia”.  Está sendo desenvolvido no Acre por indígenas e não indígenas a partir de uma seleção do Programa Rumos 2013/2014 do Itaú Cultural. 
Lembrei de ter falado isso com nossos alunos da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Perguntava exatamente onde estão os filmes, heróis, desenhos indígenas? Os personagens em games? Isso traria um motivo a mais para que os alunos das Escolas Indígenas de todo país se orgulhassem de sua identidade e buscassem o aprofundamento e valorização de suas raízes culturais.
A pergunta que fica no ar é sempre essa: de que forma podemos quebrar tantos preconceitos dos não índios com os povos indígenas? De que forma conseguiremos tirá-lo do imaginário da população de que são culturas estagnadas no passado? Esse é um dos caminhos. Torná-los efetivamente integrantes do mundo em que vivemos com direito a inserção em todas as tecnologias que estão a nossa disposição, sem perder a origem e a tradição.
De acordo com as informações da Rádio Yandê, as oficinas foram realizadas na Comunidade Huni Kuin. O protótipo do jogo foi divulgado no canal Beya Xinã Bena do vimeo e apresentado no programa “Caminhos da Reportagem” da TV Brasil, chamado “O Sonho do Pajé”, que foi ao ar no dia 09 de julho desse ano.
Fica a dica para novas produções!!! 

 Segue o protótipo do jogo no link:  Caminhos da Jibóia

Imagem extraída do protótipo do jogo


Carla Camuso
Professora de Arte da Licenciatura Intercultural Indígena
IFBA - Campus Porto Seguro

Nenhum comentário: