sábado, 11 de julho de 2015

Origem e transformação dos preconceitos anti-indígenas e da política indigenista no Brasil

A palestra a seguir do João Pacheco de Oliveira, serve como apoio didático para o professor indígena, visto que o tempo das aulas no curso Intercultural é insuficiente para traçar a enorme gama de assuntos necessários para a formação não apenas docente, como de jovens lideranças que já circulam o Brasil falando sobre a questão indígena e suas trajetórias.
É fundamental se apropriar de todos os conhecimentos possíveis para que as falas não sejam apenas uma reprodução repetitiva de discursos emotivos e vitimizados, com o único objetivo de sensibilizar o ouvinte.
É necessário um pouco mais que isso.
É preciso ter conhecimento histórico sobre o sofrimento vivido, porém reconhecendo a sua capacidade de evoluir a ponto de superar e mudar a sua história.
Partindo de uma leitura da presença indígena na história do Brasil, a palestra mostra a gênese de preconceitos anti-indígenas presentes no Brasil contemporâneo. Chama a atenção, por exemplo, para alguns discursos de governadores, que são repetições de falas de capitães do mato, bandeirantes, colonizadores, missionários.


Saudações interculturais !
Carla Camuso




Nenhum comentário: