quarta-feira, 3 de maio de 2017

Defesa de TCC - Vilma Matos e Cosme Alves

Dessa vez a defesa foi em dose dupla e em grande estilo: 
Vilma Matos (Pataxó - Coroa Vermelha) da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias e Cosme Alves (Pataxó - Boca da Mata), da área de Ciências da Natureza e Matemática. Ambos sob a orientação da Professora Kátia Silva Santos fizeram suas apresentações de TCC na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha na manhã de sábado - dia 29 de abril de 2017. 

Houve uma participação expressiva da comunidade escolar indígena e familiares dos estudantes, além da presença do diretor geral do IFBA Ricardo Cunha e sua esposa, professoras da Licenciatura Intercultural Ana Cristina e Carla Camuso, além de diversos colegas que os acompanharam desde os seus primeiros momentos no curso. 


Cosme iniciou a manhã de defesas com um belo trabalho intitulado: "Os Jogos e o Ensino da Matemática na Escola Indígena Pataxó de Boca da Mata", uma pesquisa-ação que além de entrevistas e estudos bibliográficos foram desenvolvidas atividades práticas em sala de aula. Como resultado de sua observação participativa ficou demonstrado o quão benéfico é a utilização de jogos para o aprendizado, desde que sejam bem concebidos e aplicados adequadamente. Concluiu ainda que ao se utilizar esse recurso didático na matemática, há um maior interesse dos alunos com relação ao conteúdo proposto. 



Em seguida, Vilma apresenta sua pesquisa com um tema bem pertinente para o contexto da formação indígena: "Um olhar sobre a Gestão Escolar Indígena: Memória sobre o protagonismo, os dilemas e as construções"


A concluinte faz um relato detalhado sobre a Escola Pataxó de Coroa Vermelha desde o seu surgimento, quando a escola tinha apenas uma salinha e uma professora não indígena, até os dias de hoje que conta com uma estrutura considerada modelo para a Educação Escolar Indígena, tendo inclusive todos os professores indígenas com nível superior ou em formação. O trabalho, segundo comentários da banca, foi feito com simplicidade e maestria tornando o texto agradável e esclarecedor.  Apontar todos os desafios encontrados na trajetória da escola foi um ponto considerado bem relevante, inclusive porque reflete a sua própria experiência de gestão da escola por quatro anos. A apresentação da discente teve momentos de intensa emoção, mostrando o quão importante foi trazer essa memória a tona e poder compartilhá-la com seus amigos e familiares.

Finalmente, a aprovação unânime e com ótimas notas para ambos foi algo que era esperado, de acordo com o comentário final da orientadora Prof Kátia ao ler as atas de defesa. Ressaltamos e agradecemos também a participação das Professoras Luciene Lima e Polliana Cruz que já atuaram na LINTER e fizeram parte da banca avaliadora, assim como o atual diretor da Escola Indígena de Coroa Vermelha, Gilson Matos. 


Congratulamos os discentes e a Prof. orientadora Kátia Santos pelo brilhante trabalho e aguardaremos ansiosos para desfrutar dessas leituras, que brevemente estarão disponibilizadas em uma de nossas páginas. 


AWERY !!!!!!


quarta-feira, 26 de abril de 2017

Defesa de TCC - Marconis Ponçada


É com grande orgulho que noticiamos a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Marconis Ponçada Santana, concluinte da Licenciatura Intercultural Indígena na área de Ciências da Natureza e Matemática, ocorrida no dia 25 de abril de 2017, no IFBA - Campus Porto Seguro.




Seu trabalho de pesquisa intitulado: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA INDÍGENA PATAXÓ DA ALDEIA DE BOCA DA MATA: CONTRIBUIÇÔES DOCENTES", foi avaliado por Robério Pinto Azevedo Júnior e Ronaldo Ramos de Souza, ambos professores da Escola Indígena Pataxó de Boca da Mata, além da sua orientadora e Presidente da Banca, Professora Cristiane Tessmann  (IFBA).





Após a apresentação da pesquisa e arguição da banca examinadora, Marconis foi APROVADO por decisão unânime.
Felicitamos o discente Marconis por essa grande conquista, a aldeia Pataxó Boca da Mata que terá mais um excelente profissional de nível superior e a Professora Cristiane Tessmann por seu empenho e dedicação junto ao seu orientando, no decorrer dessa belíssima tarefa de formar professores indígenas garantindo a qualidade de ensino nas escolas indígenas e o respeito à tradição Pataxó.


AWERY !!!!!








quarta-feira, 5 de abril de 2017

Jogos Indígenas 2017

CONVITE


Respeitosamente, temos a honra de convidar as escolas municipais, estaduais, particulares, professores, diretores, coordenadores, pesquisadores, estudantes, jornalistas, fotógrafos, e toda sociedade da região para participar da IX Edição dos Jogos Indígenas Pataxó, o qual acontecerá nos dias 19 a 23 de Abril de 2017, na Arena Boca da Barra, em Porto Seguro/BA. 
Um momento importantíssimo para os povos indígenas da região onde reuniremos cerca de 800 atletas com 04 etnias convidadas de outros estados (Kayapó-PA, Krenak-MG, Funio-ô-PE e Tupiniquim-ES). O evento contará com diversas programações culturais e esportivas e já faz parte do calendário do “Abril Indígena” do município e do estado. 
Esse ano, os Jogos Pataxó será realizado em parceria com a V Jornada de Agroecologia da Bahia que terá feira de artesanato indígena e artesanato da região. 

A abertura será no dia 19/04 às 18 horas, na Arena Boca da Barra (Orla Norte de Porto Seguro).

 Atenciosamente,

Juari Braz Bomfim
Superintendente Indígena - P. Seguro 



segunda-feira, 3 de abril de 2017

Video-aula Saberes Indígenas com Edson Kayapó

Video gravado e editado por Arissana Pataxó, durante a I Formação de Professores Orientadores para o PROGRAMA SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA - 2017, envolvendo as comunidades indígenas Pataxó, Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá.
O Professor Edson Kayapó traz uma reflexão sobre o tema Interculturalidade e Interdisciplinaridade não só na Educação Escolar Indígena e Licenciaturas Interculturais como na educação em geral.



Vale a pena conferir
Saudações interculturais !!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Linter Conceito 4,0 - MEC


A Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER) recebeu entre os dias 8 e 11 do mês de março a visita do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento do curso. E é com grande alegria e sensação de dever cumprido que informamos que nosso curso foi avaliado com nota 4,0 em uma escala que varia de 1,0 a 5,0 .
Podemos afirmar que foi uma grande vitória para os estudantes indígenas e para os docentes da Instituição que abraçaram a causa com afinco e dedicação, proporcionando uma troca de conhecimento e consequente crescimento intercultural para ambos.

O que significa essa avaliação?
A visita para reconhecimento de curso é destinada aos cursos superiores a partir do cumprimento de 50% da integralização da primeira turma. Dentre os critérios de avaliação estão:
·       Projeto pedagógico;
·       Qualificação do corpo docente;
·       Instalações físicas;
·       Responsabilidade social;
·       Satisfação dos alunos;
·      Gestão da instituição, entre outros.
   Mas é claro que não podemos parar por aí. É necessário um esforço maior da Instituição como um todo, para que possamos atingir o grau máximo de excelência. Posteriormente, ocorrerão novas visitas para renovação do reconhecimento e a partir dessas avaliações será possível desenvolver novas ações visando o contínuo aperfeiçoamento do curso.
Enfim, ao cumprirmos essa primeira etapa, uniremos nossas forças para que as comunidades indígenas possam ter cada vez mais profissionais que continuem valorizando os saberes de sua cultura e paralelamente obtenham os conhecimentos necessários da cultura geral para o fortalecimento de suas lutas e para ocuparem os espaços que lhes foram negados por muito tempo. 
Parabéns Pataxó, Pataxó hãhãhãe e Tupinambá ... Essa vitória é nossa !

 














Saudações Interculturais

sexta-feira, 10 de março de 2017

Inscrições para ENEI 2017



Atenção Discentes LINTER !

Não percam a oportunidade de inscrever seus trabalhos no V Encontro Nacional de Estudantes Indígenas - ENEI Bahia 2017. Será muito importante para vocês fazerem parte desse encontro cujo protagonismo indígena realmente é respeitado. 


Precisamos divulgar os belos trabalhos que estão sendo produzidos nas diferentes áreas do conhecimento acadêmico, além de abrir a oportunidade para as  trocas de saberes e experiências entre os estudantes indígenas.

O edital de inscrição está disponível no site oficial do evento:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

COMUNICADO AOS DISCENTES - turma 2010

Prezados acadêmicos

Solicitamos aos que ainda não encaminharam o TCC com seu orientador que entrem em contato urgente. O prazo total para a integralização do curso termina em julho do ano corrente. Em função deste pouco tempo, as defesas ocorrerão no IFBA - campus Porto Seguro.

Atentem também para o fato de que:

  1. muitos estudantes ainda não fecharam a carga horária do AACC. Esse fechamento é fundamental para a conclusão do curso.
  2. muitos estudantes ainda apresentam pendências na entrega de documentos na cores, informação dada desde o sétimo período.

Atenciosamente,
Equipe LINTER


domingo, 1 de janeiro de 2017

Pimenta Jiquitaia Baniwa

Pote de 35 ml

A pimenta Jiquitaia, produzida pelas mulheres Baniwa, faz parte de um sistema agrícola indígena do rio negro, tombado como patrimônio cultural do Brasil. 
Os Baniwa vivem ao noroeste do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro, entre Brasil, Colômbia e Venezuela.
O nome Jiquitaia vem de uma formiga cuja picada é bastante ardente.
O povo Baniwa, com auxilio do Instituto Sócio Ambiental – ISA, produz a pimenta em pó a partir de 74 tipos da espécie Capsicum frutenscens, secadas, moídas e com a adição de 10% de sal .
O sabor é extremamente forte e tem sido utilizadas por chefs da culinária internacional.
O detalhe é que o fato de ser uma produção artesanal, os potinhos produzidos são diferentes já que toda índia Baniwa tem um jeito próprio de prepará-la aprendido com a mãe e avó.
Cada porção vem identificada por um código no rótulo, que indica a comunidade, o lote e a data que foi embalada, tornando uma criação personalizada.
De acordo com o site do Instituto Socioambiental  - ISA, as pimentas têm um poder de melhorar a saúde e bem estar das pessoas. Dentre os benefícios estão: redução de doenças cardiovasculares, potencial antioxidante, propriedades anticancerígenas, ação analgésica, antinflamatória, antidepressiva e o melhor de tudo, acelera o metabolismo auxiliando o processo de emagrecimento. Para saber mais sobre esse assunto - CLIQUE AQUI
Em Porto Seguro, temos alguns potes para venda.  Caso tenha interesse em adquirir entre em contato conosco pelo formulário a direita desta página ou no whatsapp: (73) 99930-8060.

Caso queira saber outros postos de venda, entre em: 
Pimenta Baniwa 
Outras informações:
A pimenta é nossa - Lucília Diniz

Saudações interculturais
Carla Camuso

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Vídeo Aula Intercultural




O vídeo acima mostra o discente Rodrigo Pataxó executando os experimentos aprendidos durante as aulas do componente curricular: Ensino de Física ministrado pelo Professor Esaú Sena no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Instituto Federal da Bahia - Campus Porto Seguro .


terça-feira, 10 de maio de 2016

LINK PARA LEVENTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE INFORMÁTICA DA TURMA 206

Olá Pessoal. Esse questionário tem o objetivo de organizar as aulas de informática conforme os conhecimentos da turma. A ideia é reunir pessoas com conhecimentos de informática equivalentes. Assim,  o professor poderá dar o suporte necessário a todos. Para responder, clique no link abaixo:

Responda aqui

quinta-feira, 5 de maio de 2016

TEMPO CAMPUS - I Período de 2016




ITINERÁRIO DO TRANSPORTE
Dia 13/05 (sexta-feira)



Povo Pataxó
Transporte de Cumuruxatiba /IFBA (17 pessoas)
PONTO
HORÁRIO DE SAÍDA
Aldeias que devem se dirigir para lá
CUMURUXATIBA (Praça)
A partir das 9:00
Tibá, Monte Dourado, Craveiro, Kahi, Pequi, Dois irmãos, Gurita.
ITAMARAJU (Rodoviária)
A partir de 12:30
Corumbauzinho e Craveiro
TREVO DO PARQUE e (aldeia guaxuma)

A partir das 14:00
Trevo do Parque, Gurita, Pé do Monte, Nova Esperança

Transporte de Boca da Mata/ IFBA (9 pessoas)
BOCA DA MATA (Em frente a Igreja Católica)
A partir das 9:00
Boca da Mata, Cassiana e Meio da Mata
Transporte de Barra Velha / IFBA (6 pessoas)
BARRA VELHA (Van interna saindo da frente a escola)
A partir das 9:00
Barra Velha, Bugigão
Obs. Transporte de Boca da Mata pegará Barra Velha 11:30 na entrada de Monte Pascoal

Transporte de Coroa Vermelha/IFBA
COROA VERMELHA (Em frente ao posto indígena e hotel coroa bella)
Sábado (dia 14/05)
A partir das 7:00
Coroa Vermelha, Mata Medonha, Nova Coroa
ENTRADA DA JAQUEIRA
Sábado (dia 14/05)
A partir das 7:20
Jaqueira, Juerana, Mirapé


Povo Tupinambá
Transporte de Olivença/IFBA
PONTO
HORÁRIO DE SAÍDA
Aldeias que devem se dirigir para lá
OLIVENÇA
(Praça da Igreja)
A partir das 9:00
Acuipe do Meio, Maruim, Itapoã, Tukum, Serra Negra
BUERAREMA (Rodoviária)
ENTRE 11:00 à 12:00
Serra do Serrote, Serra do Padeiro

Povo Pataxó Hãhãhãe
Transporte Pau Brasil/IFBA
PONTO
HORÁRIO DE SAÍDA
Aldeias que devem se dirigir para lá
RODOVIÁRIA DE PAU BRASIL
ENTRE 12:00 à 13:30
Caramuru, Água vermelha,  Ourinhos, Rio Pardo, Milagrosa
PONTE DO RIO PANELÃO
A PARTIR DAS 13:00
Panelão
GARAGEM DA ÁGUIA BRANCA (Itabuna)
ENTRE 10:00 à 11:30
Nova Vida

OBS. 1: O ônibus (da Águia Branca) que virá de Olivença será o mesmo que passará em Itabuna, Buerarema e Pau Brasil. Por isso é importante seguir o horário para que os colegas não fiquem esperando por muito tempo.
OBS. 2: Todos os transportes estarão identificados na frente com o nome:
LINTER - IFBA