quinta-feira, 8 de junho de 2017

Defesa de TCC - Dinair Pereira

Para o povo Pataxó, a Amescla é sagrada. Sua resina perfuma os rituais, além de ser amplamente utilizada como planta medicinal. 
É com o fruto da pesquisa sobre essa árvore, que nossa querida formanda Dinair Pires Pereira da Silva da aldeia Boca da Mata, apresenta o seu trabalho de conclusão de curso: Saberes Indígenas: Significados e representações acerca da resina da Amescla, sob a orientação do Professor Bartolo Elias B. Barrios. 
A defesa aconteceu no dia 07 de junho de 2017 com a participação de  Professor João Rodolfo Silva Pinheiro  e do Professor Josenildo Silva Pinheiro como membros da banca. Estavam também presentes o coordenador do Curso, Professor Edson Machado, os professores Carla Camuso, Francisco Costa e seu monitor do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões Saberes, Albert Araujo.


Dinair é a terceira concluinte da área Ciências da Natureza e Matemática da Licenciatura Intercultural e apresenta de forma bem clara a importância do tema para o seu povo e sobretudo para sua aldeia, pois constatou que os mais jovens precisam ter mais contato com a sabedoria dos mais velhos principalmente com relação a utilização da natureza para cura. Ela lembra que os costumes modernos estão favorecendo a redução desses conhecimentos e afirma que seu trabalho retornará como material didático a ser utilizado nas escolas indígenas da região. 
Os membros da banca ratificaram a relevância do estudo e o Professor Bartolo Barrios, engenheiro agrícola, se emociona ao final da apresentação agradecendo a oportunidade de ter trabalhado com a discente, salientando o quanto foi produtivo também para ele.


Parabenizamos a discente e seu orientador pelo belíssimo trabalho desenvolvido.
AWERY !!!



Nenhum comentário: