quarta-feira, 1 de julho de 2015

O mito da Dona da Água - Abuela Grillo



 Abuela Grillo (para nós Avó Grilo) é uma lenda milenar do povo indígena Ayoreo, que vivem na zona fronteiriça entre o Paraguai e a Bolívia. Não muito diferente do que acontece com os povos indígenas no Brasil, seu território foi comprado por especuladores de terra e fazendeiros e vem sendo desmatado rapidamente.
Mulher Ayoreo-Totobiegosode
Mulher Ayoreo-Totobiegosode
© Luke Holland/Survival
Um dos aspectos interessantes desse povo é a sua relação de amor e respeito com a chuva/água. Para se ter uma ideia, o ritual Ayoreo mais importante recebeu seu nome em homenagem à asojna, o bacurau: na primeira vez em que o canto do pássaro é ouvido, ele anuncia o início da estação chuvosa, motivo para um mês de comemorações e festas. Mas a maior prova pode ser vista na história da Abuella Grillo.
Segundo a lenda,  havia uma avó, chamada Direjná que era um grilo. Ela era a dona da água e por onde passava a água brotava quando entoava seu canto de amor. Um dia, os netos, cansados de tanta água e após a inundação de seus campos, pediram que ela fosse embora. Muito tristemente ela partiu, deixando seu rastro que formaram os rios e lagos. Mas, na medida em que ia sumindo, também a água ia embora do local onde viviam. E assim, inicia uma era de muito calor e seca até que eles decidem ir atrás da avó seguindo seus rastros.
Dizem eles (o povo Ayoreo) que Abuela Grillo envia a água do céu cada vez que alguém contar sua história.
Aproveitando essa bela história, e para fazer uma reflexão sobre a constante luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza, foi produzindo um curta com apoio do governo da Dinamarca por The Animation Workshop, Nicobis, Escorzo, e pela Comunidade de Animadores Bolivianos. O trabalho de desenho foi realizado por oito animadores bolivianos, dirigido por um francês, com música da embaixadora da Bolívia na França, e a ajuda de um mexicano e uma alemã. Todo juntos na defesa dos recursos naturais.

Neste vídeo, a lenda se atualiza e, ao invés da sua viagem ser para lugar nenhum, a avó é encontrada pelos empresários que a aprisionam e fazem com que ela faça a água cair apenas nos seus caminhões pipa. Então, eles vendem a água. O povo passa necessidade e sofre. A avózinha também sofre. Até que um dia, o povo entende que é preciso lutar.

Vale a pena curtir e refletir sobre essa linda animação!



Por Carla Camuso

Fontes: 
http://www.survivalinternational.org
http://outrosolharessobre.blogspot.com.br 
La_Abuela_Grillo.pdf

Nenhum comentário: